quarta-feira, 22 de abril de 2009

Abra o Olho: Quando o Barato sai Caro!

Boa Noite!
Vão aí algumas dicas sobre Design Gráfico, espero que gostem!

O QUE EVITAR NA HORA DE CRIAR SEU LOGOTIPO.

Nos dias de hoje, o design de logótipos está totalmente sub-valorizado.
As pessoas não compreendem quão importante é ter um bom logótipo e o valor do mesmo nos seus negócios.
Neste artigo vamos destacar algumas das opções que você não deve utilizar para criar o seu logótipo, isto claro, se você quer verdadeiramente encarar o seu negócio de uma forma séria...


Para entendermos para que serve um logotipo, primeiro é necessário sabermos o que é um logotipo.
O objetivo do design de um logotipo passa por criá-lo de forma a ser facilmente reconhecido, que inspire confiança, admiração, lealdade e em simultâneo transmita superioridade. O logotipo é um aspecto na imagem corporativa da empresa e, as suas formas, cores, tipos de letra e imagens são diferentes uns dos outros em mercados semelhantes. Os logotipos são também utilizados para identificar organizações e outras entidades não comerciais.
Isto faz-nos pensar porque é que as empresas e entidades não têm um logótipo ou porque é que estas se dão ao trabalho de procurar pelo logotipos mais barato se, afinal de contas, um logotipo é o significado de todas estas coisas?



Se fizer uma pesquisa por "logotipos" no Google, irá encontrar várias ofertas de designs de logótipos por preços "inacreditáveis" e com custos muito reduzidos. Este tipo de ofertas "5 conceitos de designs de 5 designers!" ou "6 logotipos de 5 designers por apenas R$ 200,00!" - Afaste-se deles!
Estas ofertas são extremamente decepcionantes e a qualidade é longe de ser satisfatória. Já se questionou acerca do empenho com que esses designs são realizados? Os designers profissionais seguem um processo de concepção muito estrito que pode demorar semanas, em casos muito raros até mesmo alguns meses. Você pode conseguir um logotipo em 24 horas ou menos mas esteja consciente que o seu logotipo será literalmente desenvolvimento sem nenhuma dedicação.


Alguns dos tão chamados "designers" (normalmente as mesmas pessoas que entram nos concursos de design) roubam imagens de websites de bancos de imagens para o design do seu logotipo... ou em alguns casos as empresas ligadas a este ramo simplesmente efectuam o download destas imagens e utilizam-nas.
Isto é um enorme erro. Você sabe que essas mesmas imagens acabam por ser descarregadas por milhares de pessoas? Esta razão é suficiente para não utilizar este tipo de imagens no seu logotipo.
Se o fizer, outras pessoas terão acesso ao seu design e podem - e irão! - utilizar o mesmo design em lugares que podem potencialmente desvalorizar o seu negócio. Assegure-se que o seu design é original.
 


Tal como no cenário descrito acima, muitas das pessoas que abrem novas empresas ou que querem um logotipo consideram fazê-lo sozinhas. Aconselhamos vivamente a que não o faça e sugerimos que entregue o design a profissionais.


Encontramos na internet vários websites que lhe permitem escolher um símbolo e/ou um texto e um tipo de letra e o website produzirá um "logotipo acabadinho de sair do forno"!!! Estes logotipos não só são altamente amadores, como centenas de outras pessoas podem ter o mesmo logotipo que o seu. Qual é o interesse nisso?
Estes logotipos não têm nenhum tipo de mensagem, conceito ou impacto, são apenas meros símbolos. Eles não dizem nada acerca do seu negócio e não fazem nada do que um logótipo é suposto fazer...


Antes de aprovar ou implementar um logotipo, garanta que obtém primeiro o feedback dos seus clientes, colaboradores e parceiros. Obter o feedback de um design é uma parte crucial do processo de design e assegura que o logotipo terá o sucesso desejado.


O custo de um logótipo com um design profissional é uma questão que não pode ser facilmente respondida pois cada empresa tem diferentes necessidades, contúdo, a melhor forma de abordar esta questão é através de um formulário que aborde vários aspectos inerentes ao processo para se compreender o trabalho a realizar.
Um número de fatores chaves são necessários na consideração do design de um logótipo, tais como quantos conceitos terão que ser apresentados, quantas revisões são necessárias, quanta pesquisa irá ser necessária, o tamanho do negócio, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário