sábado, 25 de abril de 2009

A EVOLUÇÃO GRÁFICA DE LOGOTIPOS FAMOSOS 3


Apple

Em 1976, Steve Wozniak e Steve Jobs "Os dois Steves" desenharam e construiram um computador caseiro, o Apple I. Devido ao facto de Wozniak estar a trabalhar para a Hewlett Packard (HP) nessa altura, ofereceram a produção do mesmo à HP, mas foi rejeitado. Os dois Steves tiveram que vender as suas posses para obter fundos para a produção de motherboards para o Apple I.

Um ano mais tarde, Wozniak criou uma nova geração do computador, o protótipo Apple II. Desta vez propuseram a produção à Commodore que voltou a ser rejeitada. Os resultados começaram a surgir para a Apple e a empresa começou a angariar clientes com os seus computadores.

O primeiro logotipo da Apple foi uma imagem complexa de Isaac Newtown sentado debaixo de uma macieira com a seguinte frase: "Newtown... Uma mente sempre a viajar através dos estranhos mares do pensamento... sozinho.". Foi concebido por Ronald Wayne, que juntamente com Wozniak e Jobs, fundou a actual Apple Computer. Em 1976 e apenas duas semanas depois de estar a trabalhar na Apple, Wayne desistiu da sua quota (10% do total da empresa) para obter 800 USD porque achou que o negócio da Apple era demasiado arriscado.

Steve Jobs pensou que a complexidade do logOtipo estava relacionado com as poucas vendas do Apple I, foi entao que contratou Rob Janoff da Agencia Regis McKenna para a elaboração de um novo. Janoff apresentou o símbolo de uma maçã com riscas como o arco-íris que foi utilizado de 1976 até 1999.

Em 1998, diz-se que por insistencia de Jobs que tinha retornado à empresa, a Apple substituiu o logotipo com as cores do arco-íris - "
O logotipo mais dispendioso alguma vez criado" dito pelo presidente da Apple, Mike Scott - por um novo com um aspecto moderno e monocromático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário