sábado, 25 de abril de 2009
A EVOLUÇÃO GRÁFICA DE LOGOTIPOS FAMOSOS
A EVOLUÇÃO GRÁFICA DE LOGOTIPOS FAMOSOS 4
Canon
Em 1930, Goro Yoshida e o seu cunhado Saburo Uchida criaram o laboratório "Precision Optical Instruments" no Japão.
Quatro anos mais tarde, criaram a sua primeira camera denominada de"Kwanon". O logotipo incluia uma imagem de Kwanon (em homenagem à deusa budista da misericórdia) com 1000 braços e chamas.
A marca Canon surgiu por ter um som semelhante ao nome do primeiro produto, por se tratar de uma palavra mais simples e pelo significado de "Kwanon" implicar precisão, que a empresa desejava associar.
A EVOLUÇÃO GRÁFICA DE LOGOTIPOS FAMOSOS 3
Apple
Um ano mais tarde, Wozniak criou uma nova geração do computador, o protótipo Apple II. Desta vez propuseram a produção à Commodore que voltou a ser rejeitada. Os resultados começaram a surgir para a Apple e a empresa começou a angariar clientes com os seus computadores.
O primeiro logotipo da Apple foi uma imagem complexa de Isaac Newtown sentado debaixo de uma macieira com a seguinte frase: "Newtown... Uma mente sempre a viajar através dos estranhos mares do pensamento... sozinho.". Foi concebido por Ronald Wayne, que juntamente com Wozniak e Jobs, fundou a actual Apple Computer. Em 1976 e apenas duas semanas depois de estar a trabalhar na Apple, Wayne desistiu da sua quota (10% do total da empresa) para obter 800 USD porque achou que o negócio da Apple era demasiado arriscado.
Steve Jobs pensou que a complexidade do logOtipo estava relacionado com as poucas vendas do Apple I, foi entao que contratou Rob Janoff da Agencia Regis McKenna para a elaboração de um novo. Janoff apresentou o símbolo de uma maçã com riscas como o arco-íris que foi utilizado de 1976 até 1999.
Em 1998, diz-se que por insistencia de Jobs que tinha retornado à empresa, a Apple substituiu o logotipo com as cores do arco-íris - "O logotipo mais dispendioso alguma vez criado" dito pelo presidente da Apple, Mike Scott - por um novo com um aspecto moderno e monocromático.
A EVOLUÇÃO GRÁFICA DE LOGOTIPOS FAMOSOS 2
Em 1996, na Universidade de Stanford era graduados os alunos Larry Page e Sergey Brin na área de ciências informáticas construiram um mortor de pesquisa que mais tarde se tornaria no Google. Esse motor de pesquisa foi apelidado de BackRub, assim chamado pela capacidade de analizar "backlinks" para determinar a relevância de um website. Mais tarde, os dois alteraram o nome do motor de pesquisa para Google, uma brincadeira com a palavra Googol que significa o algarismo 1 seguido por 100 zeros.
Dois anos mais tarde, Larry e Sergey investiram em portais de internet (que dominavam a internet nessa altura) mas não conseguiram encontrar ninguém interessado na sua tecnologia. Em 1998, iniciaram a Google, Inc. numa garagem de um amigo iniciando uma jornada de sucesso até se tornarem, actualmente, no maior gigante da internet.
A EVOLUÇÃO GRÁFICA DE LOGOTIPOS FAMOSOS 1
Em 1982, os programadores John Warnock e Charles Geschke demitiram-se dos seus cargos na Xerox para iniciarem uma empresa de software. Chamaram-lhe de Adobe, devido a um riacho chamado Adobe Creek que passava nas proximidades dos escritórios originais da empresa em Mountain View. A primeira meta consistiu em criar o PostScript, uma linguagem de programação utilizada em publicações para desktops.
O Adobe PostScript foi licenciado para os fabricantes de impressoras em todo o mundo e proporcionou melhoria em produtividade e economia sem precedentes. Esta tecnologia continua a ser fundamental para as impressoras atualmente.
Nos primórdios da Adobe, Warnock e Geschke fizeram tudo o que podiam para poupar dinheiro. Pediram a familiares e amigos para os ajudarem e a esposa de Warnock, Marva, desenhou o primeiro logotipo da Adobe.
quinta-feira, 23 de abril de 2009
A Psicologia das Cores nos Logotipos
A cor é uma parte importante nas artes visuais. Ela representa a natureza e emoção de uma entidade. É por isso que as cores também são um aspecto importante na representação visual de uma empresa. Contudo as cores possuem diferentes significados consoante as culturas e países e são utilizadas em conformidade com a mensagem que se destinam a transmitir.
quarta-feira, 22 de abril de 2009
TERMOS E SIGNIFICADOS DE DESIGN GRÁFICO
ÁREA DE RESPIRO
É a distância mínima que outros elementos deverão manter da logomarca, visando evitar a poluição visual e permitindo uma leitura correta e sem distorções. Deverá ser definida pelo designer-criador da logotipo e constar do Manual de Identidade Visual da empresa.
ARTE-FINAL
Trata-se da etapa de conclusão de um projeto gráfico, quando seus os arquivos eletrônicos são revisados, finalizados e preparados para produção.
BRANDING
É um trabalho de construção de uma marca junto ao mercado. Sua execução é tomada por ações que posicionam a marca e divulgam a marca no mercado.
Ações de branding podem ser manifestadas e arquitetadas através do Brand Equity. Essa nova denominação se demonstra como um conjunto de recursos, inerentes à uma marca, que se agregam ao valor de algo, proporcionando share por um produto ou serviço. A teoria do Brand Equity foi elaborada por David C. Aaker. Trata-se de um conjunto de interações entre a marca e todos os seus públicos. Uma dinâmica de relações que tem como objetivo potencializar as percepções acerca de uma marca, que é fundamentada acima de tudo na cultura, visão e valores da empresa.
BRAINSTORM
É uma das etapas iniciais da criação de um projeto. Brainstorm, em português 'tempestade cerebral', como o próprio nome sugere, consiste em colocar no papel todas as idéias que vierem à mente para que se defina, em uma próxima etapa, o conceito que norteará a construção do projeto.
IDENTIDADE VISUAL
Consiste na aplicação uniforme de um conjunto de elementos visuais e conceituais que, somados, refletem a imagem de uma empresa ou organização junto aos diversos agentes com os quais ela se relaciona (governo, sociedade, fornecedores, concorrentes e público-alvo).
Em outras palavras, trata-se da primeira impressão transmitida pela empresa; a forma mais simples (e nem por isso, menos importante) de comunicação com o ambiente externo, devendo, portanto, estar em perfeita sintonia com seu posicionamento, seus objetivos e, mais abrangentemente, sua missão.
Os elementos básicos que compõem a Identidade Visual Corporativa são: logotipo, símbolo, cores e tipologia-padrão.
A partir da definição desses componentes e de critérios rígidos de aplicação dos mesmos, é que deverá ser elaborada a programação visual da empresa (cartão-de-visitas, papel timbrado, envelope, website, sinalizações interna e externa, peças publicitárias e promocionais, etc.).
LOGOTIPO
É a forma particular como o nome da empresa ou organização é representado graficamente, pela simples escolha de uma tipologia (fonte) ou desenho original de uma fonte específica.
MALHA CONSTRUTIVA
Trata-se da divisão da logomarca em módulos quadráticos perfeitos com o objetivo de orientar para uma perfeita reprodução manual do desenho. Deverá ser construída pelo designer-criador da logomarca e constar do Manual de Identidade Visual da empresa.
MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA
Também conhecido como Manual da Marca, esse importante instrumento define as diretrizes técnicas que deverão ser seguidas em diversos aplicações nas quais a logomarca / identidadade visual será aplicada.
Aspectos como proporção, área mínima de respiração, cores (indicação do Pantone), uso em escalas de cinza e P&B, versões da marca, entre outros, devem estar contidos nesse documento, que garante a regular e fiel aplicação da marca e outros elementos da identidade visual, sem que apresente distorções ou variações entre uma aplicação e outra.
MARKETING
É o conjunto de ações desenvolvidas por uma organização, como forma de atingir seus objetivos perante seu público-alvo, por meio de uma relação de troca.
São ferramentas usuais do marketing, no ambiente empresarial:
:: Propaganda;
:: Merchandising (marketing no ponto de venda);
:: Promoção de Vendas;
:: Acessoria de Imprensa;
:: Relações Públicas.
MISSÃO CORPORATIVA
Conceito abrangente ao qual é atribuída cada vez mais importância, a missão de uma empresa ou organização, vai além dos objetivos mercadológicos. Envolve também as aspirações da empresa no âmbito de suas relações com clientes, concorrentes, meio-ambiente, e com toda a comunidade que a cerca.
Todos os elementos da identidade visual da empresa, precisam estar em sintonia com os objetivos expressos na missão, de maneira a evitar assim distorções de interpretação na mente do público.
PROGRAMAÇÃO VISUAL
A Programação Visual nasce com a aplicação dos 4 elementos componentes da Identidade Visual (logotipo, símbolo, cores e tipologia-padrão) em materiais gráficos diversos como cartão-de-visitas, papel timbrado, envelope, website, sinalizações interna e externa, peças publicitárias e promocionais, etc. Trata-se, portanto, da identidade visual materializada.
REDUÇÃO MÍNIMA
É o limite máximo aceitável de redução para uma logomarca, sem que ela sofra perdas em sua leitura. Deverá ser definida pelo designer-criador da logomarca e constar do Manual de Identidade Visual da empresa.
SÍMBOLO
Elemento gráfico que compõe a identidade visual, escolhido para representar a empresa de maneira abstrata. Pode ser utilizado, também, sem o uso do logotipo, como forma de fixação do desenho na mente do público.
Crédito: Site Identidade Visual
Abra o Olho: Quando o Barato sai Caro!
O QUE EVITAR NA HORA DE CRIAR SEU LOGOTIPO.
Nos dias de hoje, o design de logótipos está totalmente sub-valorizado.
As pessoas não compreendem quão importante é ter um bom logótipo e o valor do mesmo nos seus negócios.
Neste artigo vamos destacar algumas das opções que você não deve utilizar para criar o seu logótipo, isto claro, se você quer verdadeiramente encarar o seu negócio de uma forma séria...
O objetivo do design de um logotipo passa por criá-lo de forma a ser facilmente reconhecido, que inspire confiança, admiração, lealdade e em simultâneo transmita superioridade. O logotipo é um aspecto na imagem corporativa da empresa e, as suas formas, cores, tipos de letra e imagens são diferentes uns dos outros em mercados semelhantes. Os logotipos são também utilizados para identificar organizações e outras entidades não comerciais.
Isto faz-nos pensar porque é que as empresas e entidades não têm um logótipo ou porque é que estas se dão ao trabalho de procurar pelo logotipos mais barato se, afinal de contas, um logotipo é o significado de todas estas coisas?
Estas ofertas são extremamente decepcionantes e a qualidade é longe de ser satisfatória. Já se questionou acerca do empenho com que esses designs são realizados? Os designers profissionais seguem um processo de concepção muito estrito que pode demorar semanas, em casos muito raros até mesmo alguns meses. Você pode conseguir um logotipo em 24 horas ou menos mas esteja consciente que o seu logotipo será literalmente desenvolvimento sem nenhuma dedicação.
Isto é um enorme erro. Você sabe que essas mesmas imagens acabam por ser descarregadas por milhares de pessoas? Esta razão é suficiente para não utilizar este tipo de imagens no seu logotipo.
Se o fizer, outras pessoas terão acesso ao seu design e podem - e irão! - utilizar o mesmo design em lugares que podem potencialmente desvalorizar o seu negócio. Assegure-se que o seu design é original.
Tal como no cenário descrito acima, muitas das pessoas que abrem novas empresas ou que querem um logotipo consideram fazê-lo sozinhas. Aconselhamos vivamente a que não o faça e sugerimos que entregue o design a profissionais.
Estes logotipos não têm nenhum tipo de mensagem, conceito ou impacto, são apenas meros símbolos. Eles não dizem nada acerca do seu negócio e não fazem nada do que um logótipo é suposto fazer...
Um número de fatores chaves são necessários na consideração do design de um logótipo, tais como quantos conceitos terão que ser apresentados, quantas revisões são necessárias, quanta pesquisa irá ser necessária, o tamanho do negócio, etc.