quinta-feira, 23 de abril de 2009


A Psicologia das Cores nos Logotipos

A cor é uma parte importante nas artes visuais. Ela representa a natureza e emoção de uma entidade. É por isso que as cores também são um aspecto importante na representação visual de uma empresa. Contudo as cores possuem diferentes significados consoante as culturas e países e são utilizadas em conformidade com a mensagem que se destinam a transmitir.

 
VERMELHO: O vermelho é uma cor extrema e com uma emoção intensa. Pode evocar agressividade, paixão, força e vitalidade. Como atrai a atenção com facilidade, é vista por todo o mundo em diversos e variados logotipos.

 
COR-DE-ROSA: O cor-de-rosa induz ao feminismo, inocência, suavidade e saúde. Devido à sua natureza tranquilizante, o cor-de-rosa é largamente utilizado em logotipos relacionados com SPA's, cuidados de saúde e produtos de cosmética.

 
COR-DE-LARANJA: O laranja representa energia, entusiasmo, extravagância e necessidade de atenção. Esta cor vívida muito particular é utilizada em logotipos que pretendem oferecer a sensação de abertura e amizade a quem visualiza. É atrativa, clara e de natureza alegre que capta a atenção dos espectadores e atribui ao logotipo um visual contemporâneo.

 
AMARELO: Embora seja considerada uma cor otimista, o amarelo é a cor mais difícil para o olho absorver. Por outro lado, o amarelo simboliza positividade e leveza. Deve ser utilizado em proporções minimalistas pois poderá ganhar uma dimensão exagerada quando sobreutilizada.

 
VERDE: O verde é uma cor calma, refrescante e conservadora. Significa tranquilidade, natureza, saúde e frescor. É amplamente utilizada em cuidados de saúde, construção, imobiliárias e no golfe devido à sua relevância nos setores mencionados.

 
AZUL: O azul evoca autoridade, dignidade, segurança e lealdade. Trata-se de uma das cores mais populares entre os logotipos sendo muito utilizada em áreas educionais, governamentais  e medicina.

 
ROXO: A cor da realeza, o roxo tem conotações de luxo, riqueza, espiritualidade e sofisticação. Também simboliza estatuto e autoridade. Contudo, por ser raro na natureza, o roxo é raramente utilizado em logotipos.

 
CASTANHO: O castanho sugere utilidade, materialismo e a riqueza sutil. Sendo a cor da terra, e abundante na natureza, o castanho é utilizado em logotipos relacionados com a construção e o desenvolvimento. Também é muito utilizado em logotipos de entidades ligadas a questões legais e jurídicas devido à sua simplicidade e carácter.

 
BRANCO: O branco é a cor universal da paz. Representa pureza, simplicidade, esterilidade e refinamento. É utilizada frequentemente em logotipos devido à sua natureza simplística e o seu caractér radiante.

 
CINZENTO: A solidez, inteligência, praticabilidade, conservadorismo e maturidade são alguns dos atributos implícitos no cinzento. Contudo, pode ser visto ocasionalmente em logotipos que representem o que é velho ou triste.

 
PRETO: O preto é uma cor poderosa que evoca a autoridade, audácia, elegância e estilo. É utilizado em praticamente todos os tipos de logotipos pela sua audácia e sofisticação.


Estas cores, contúdo não necessariamente, são geralmente utilizadas em logotipos para transmitir uma determinada mensagem ou sensação. Da próxima vez que estiver à procura ou a desenhar logotipos, tenha a certeza que compreende a mensagem que está por detrás das cores utilizadas no mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário