quarta-feira, 22 de abril de 2009

TERMOS E SIGNIFICADOS DE DESIGN GRÁFICO


ÁREA DE RESPIRO 

 

É a distância mínima que outros elementos deverão manter da logomarca, visando evitar a poluição visual e permitindo uma leitura correta e sem distorções. Deverá ser definida pelo designer-criador da logotipo e constar do Manual de Identidade Visual da empresa.


 ARTE-FINAL

 

Trata-se da etapa de conclusão de um projeto gráfico, quando seus os arquivos eletrônicos são revisados, finalizados e preparados para produção.

 

 BRANDING

 

É um trabalho de construção de uma marca junto ao mercado. Sua execução é tomada por ações que posicionam a marca e divulgam a marca no mercado.

Ações de branding podem ser manifestadas e arquitetadas através do Brand Equity. Essa nova denominação se demonstra como um conjunto de recursos, inerentes à uma marca, que se agregam ao valor de algo, proporcionando share por um produto ou serviço. A teoria do Brand Equity foi elaborada por David C. Aaker. Trata-se de um conjunto de interações entre a marca e todos os seus públicos. Uma dinâmica de relações que tem como objetivo potencializar as percepções acerca de uma marca, que é fundamentada acima de tudo na cultura, visão e valores da empresa.

 

 BRAINSTORM

 

É uma das etapas iniciais da criação de um projeto. Brainstorm, em português 'tempestade cerebral', como o próprio nome sugere, consiste em colocar no papel todas as idéias que vierem à mente para que se defina, em uma próxima etapa, o conceito que norteará a construção do projeto.

 


 IDENTIDADE VISUAL

 

Consiste na aplicação uniforme de um conjunto de elementos visuais e conceituais que, somados, refletem a imagem de uma empresa ou organização junto aos diversos agentes com os quais ela se relaciona (governo, sociedade, fornecedores, concorrentes e público-alvo).

Em outras palavras, trata-se da primeira impressão transmitida pela empresa; a forma mais simples (e nem por isso, menos importante) de comunicação com o ambiente externo, devendo, portanto, estar em perfeita sintonia com seu posicionamento, seus objetivos e, mais abrangentemente, sua missão.

Os elementos básicos que compõem a Identidade Visual Corporativa são: logotipo, símbolo, cores e tipologia-padrão.

A partir da definição desses componentes e de critérios rígidos de aplicação dos mesmos, é que deverá ser elaborada a 
programação visual da empresa (cartão-de-visitas, papel timbrado, envelope, website, sinalizações interna e externa, peças publicitárias e promocionais, etc.).

 


 LOGOTIPO

É a forma particular como o nome da empresa ou organização é representado graficamente, pela simples escolha de uma tipologia (fonte) ou desenho original de uma fonte específica.

 MALHA CONSTRUTIVA

Trata-se da divisão da logomarca em módulos quadráticos perfeitos com o objetivo de orientar para uma perfeita reprodução manual do desenho. Deverá ser construída pelo designer-criador da logomarca e constar do Manual de Identidade Visual da empresa.


 MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA

Também conhecido como Manual da Marca, esse importante instrumento define as diretrizes técnicas que deverão ser seguidas em diversos aplicações nas quais a logomarca / identidadade visual será aplicada.

Aspectos como proporção, área mínima de respiração, cores (indicação do Pantone), uso em escalas de cinza e P&B, versões da marca, entre outros, devem estar contidos nesse documento, que garante a regular e fiel aplicação da marca e outros elementos da identidade visual, sem que apresente distorções ou variações entre uma aplicação e outra.


 MARKETING

É o conjunto de ações desenvolvidas por uma organização, como forma de atingir seus objetivos perante seu público-alvo, por meio de uma relação de troca.

São ferramentas usuais do marketing, no ambiente empresarial:

 

:: Propaganda;

:: Merchandising (marketing no ponto de venda);

:: Promoção de Vendas;

:: Acessoria de Imprensa;

:: Relações Públicas.



MISSÃO CORPORATIVA

Conceito abrangente ao qual é atribuída cada vez mais importância, a missão de uma empresa ou organização, vai além dos objetivos mercadológicos. Envolve também as aspirações da empresa no âmbito de suas relações com clientes, concorrentes, meio-ambiente, e com toda a comunidade que a cerca.

Todos os elementos da identidade visual da empresa, precisam estar em sintonia com os objetivos expressos na missão, de maneira a evitar assim distorções de interpretação na mente do público.



 PROGRAMAÇÃO VISUAL

A Programação Visual nasce com a aplicação dos 4 elementos componentes da Identidade Visual (logotipo, símbolo, cores e tipologia-padrão) em materiais gráficos diversos como cartão-de-visitas, papel timbrado, envelope, website, sinalizações interna e externa, peças publicitárias e promocionais, etc. Trata-se, portanto, da identidade visual materializada.

 

 REDUÇÃO MÍNIMA


É o limite máximo aceitável de redução para uma logomarca, sem que ela sofra perdas em sua leitura. Deverá ser definida pelo designer-criador da logomarca e constar do Manual de Identidade Visual da empresa.

 

 SÍMBOLO


Elemento gráfico que compõe a identidade visual, escolhido para representar a empresa de maneira abstrata. Pode ser utilizado, também, sem o uso do logotipo, como forma de fixação do desenho na mente do público.


Crédito: Site Identidade Visual

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